domingo, 26 de setembro de 2010

NO (O Fênomeno das Academias)

Boa tarde!

Devido a alguns acontecimentos nessa semana, e algumas perguntas de alunos lá na academia, decide falar hoje sobre o Óxido Nítrico (o suplemento), esclarecendo algumas dúvidas e mostrando que ele não é somente benéfico para o treinamento em geral, mas também apresenta benefícios à saúde, fazendo deste um importante aliado para a reabilitação, não só para a performance.

O Óxido Nítrico é um dos suplementos mais vendidos hoje nas lojas, e podemos dizer que vivemos na febre do NO. Grande parte desse sucesso se dá pela semelhança dele aos hormônios presentes em nosso corpo, e apesar de não ser um, apresenta resultados rápidos e consistentes.
O Monóxido de Nitrogênio é uma substância comum ao corpo e fabricada por ele, porém em pequenas quantidades, além disso, apresenta uma vida média de segundos, sendo então sintetizada constantemente pelas células do nosso corpo. Mas pra quê que serve essa substância?

Diferentemente do que muitos falam o NO atua no relaxamento dos músculos lisos que circundam os vasos sanguíneos, tendo como consequência de sua atuação, a facilitação da corrente sanguínea, logo uma melhor oxigenação das células musculares. Então o fato desta substância ajudar na captação do oxigênio pelas células é verdade, porém não é a sua zona-alvo de atuação, sendo portanto consequência de seus mecanismos. Um farmacológico mundialmente conhecido e que se utiliza dessa substância para o tratamento de seus pacientes, é o remédio Viagra da empresa Pfizer. Como a pílula azul atua na ereção peniana, a presença de NO é imprescindível, ajudando na vasodilatação dos músculos e fazendo com que o oxigênio chegue mais rápido àquela área e se mantenha mais consistente, mais duradouro.

Porém o benefício do Óxido Nítrico não se resume a isso, ele também auxilia nos seguinte pontos:

- Melhor adaptação vascular a longo prazo do atleta a determinada modalidade;
- Acelera a regeneração tissular (regenera mais rápidos lesões nos tendões);
- Após prologamento de uma imobilização muscular ele ajuda na recuperação do mesmo;
- Contribui para desencadear a produção de fator de crescimento do hepatócito(HGF), um hormônio que favorece a transformação de células-tronco em fibras musculares;
- Aumenta a síntese protéica de forma secundária ao anabolismo celular, etc.

O principal estimulador dessa substância é a arginina, que também encontramos no nosso corpo, esse aminoácido essencial que tem papel importante na divisão celular, na cicatrização de feridas, na remoção da amonia do corpo e no sistema imunitário.

De fato o NO é um excelente suplemento alimentar, trazendo benefícios que podem ser percebidos logo após sua ingestão, auxiliando na explosão, força e potência muscular. Sendo mais uma ferramenta importante tanto para aquelas pessoas que desejam saúde, auxiliando na reabilitação muscular principalmente, como também para aquelas que buscam estética, sendo de extrema importância no dia-a-dia de qualquer praticante de exercícios físicos.

2 comentários:

  1. O NO tem um importante efeito vasodilatador,o que aumenta o fluxo sanguíneo para órgãos, levando oxigênio e nutrientes;sendo assim, o aumento de fluxo para músculos leva ao aumento de performance da atividade dos mesmos. Contudo, vale lembrar dos efeitos colaterais, visto que NO não é apenas um suplemento, mas sim uma droga;o corpo produz aquilo que precisa na quantidade certa, quando não há patologias associadas. Então,é sempre válido um "check up" antes de iniciar o uso, visto que entre efeitos colaterais, pode-se haver hipotensão, hiperglicemia...Ninguém vai querer desmaiar no meio da academia,né?

    Abço,kaká, muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. Oxente o homem q toma tá aqui! E se cair?? Nois levanta!!! Heheheheheh...

    ResponderExcluir