segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alimentação durante a NOITE:

Boa noite!

Hoje vamos falar sobre a alimentação à noite, o porque de não comer muito nesse período do dia e em que isso pode afetar na sua composição corporal. De fato a literatura nos mostra que comer muito a noite faz mal, porém não explica as causas desse "fazer mal".

Primeiro devemos saber do seguinte fato: o oxigênio que há dentro do nosso corpo é transportado constantemente para as áreas que mais necessitam de sua presença naquele determinado momento, por exemplo: logo após almoçarmos bate aquela velha preguiça, nosso corpo fica mole, ficamos sem vontade de sair do lugar, "bate aquele velho sono", uma certa preguiça, tudo isso por causa da oxigenação dentro do nosso corpo. Naquele exato momento após o almoço, grande parte do oxigênio se desloca para o estômago e intestinos, quebrando os alimentos e levando os nutrientes necessários para as células, é a chamada ALCALOSE PÓS-PRANDIAL, esse momento em que estamos moles logo após uma refeição.
De fato nos alimentamos muito no horário do almoço, pois sabemos que nossas atividades pelo turno da tarde e início da noite vão ser intensas e que precisaremos de bastante energia para o trabalho, além disso, boa parte do nossos estoques glicolíticos foram minimizados no intervalo do lanche da manhã até o horário do almoço, devido aos demais compromissos cotidianos, enfim, nosso corpo pede comida!

Enfim, porque não comer muito à noite...

Geralmente nossas atividade cotidianos são feitas pelos turnos da manhã e tarde, sendo esses períodos o de maior necessidade de energia pelo nosso corpo, e à noite o período de descanso, de sono, não havendo tanta necessidade de energia. Como a nossa energia é provida dos alimentos é a partir do que estes oferecem que devemos nos alimentar. Como sabemos as principais fontes de energia são os carboidratos (glicídeos), sendo as gorduras (lipídeos) também fontes importantes para esta. Então, se não precisamos de energia para à noite, são esses alimentos ricos em carboidratos que devemos pouco consumir, sendo o consumo suficiente para repor nossas reservas de glicogênio e os diversos nutrientes consumidos durante o dia. De fato, a alimentação à noite deve ser diferenciada por conta disso, o oxigênio transportado para as diversas áreas do corpo vai ser levado ao estômago e se a quantidade de alimentos consumidos no período da noite foi grande, a digestão vai ser prolongada, necessitando o sistema digestivo de uma forte presença do oxigênio e fazendo com que o sistema neural (o principal regulador do nosso sono) esteja com déficit do oxigênio, o que posteriormente não trará uma boa noite de sono.

De fato a alimentação é a chave da nossa noite, tanto para o nosso sono, como também para nosso estômago, então, pense duas vezes antes de comer muito nesse período, pense bem em como será sua noite, de sonhos ou de pesadelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário