segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aumento de Carga no treinamento de Musculação.

Galera, Boa noite!

Tava dando uma lida no livro do Jonato Prestes et. col (Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias) e eles trazem um dado da ACSM (American College of Sports Medicine) falando sobre percentual de aumento de carga no treino de força na academia.
Se eu não me engano, em 2004 ou 2005 a ACSM dizia que entre 5 e 10% era a taxa adequada para aumentar a carga a partir de uma acomodação do músculo ao estímulo dado. Porém eles deram uma nova investigada e publicaram em 2009 que a partir de 2%, ou seja, em uma taxa variável entre 2 e 10% já se há uma renovação do estímulo promovido sobre o músculo, por exemplo:

Se no exercício supino reto um sujeito consegue colocar 70 kg e realizar 10 repetições com a aplitude correta e sem muitos esforços, se ele aumentar 2% dessa carga inicial (se ele colocar 1,4kg a mais) já vai ser um estímulo suficiente para ocorrer uma adaptação da musculatura peitoral.

Fica a dica para quem só aumenta a carga de 5 em 5 kg, ou ainda prefere aumentar de forma instantânea. Calma galera! Dá pra treinar bem aumentando gradativamente a carga, fazendo com que o músculo acostume a um estímulo cada vez mais intenso.

Um comentário:

  1. Parabéns Kaká!Sucesso!Tenho um,também,mas,assuntos diferenciados!Faça uma visita!(www.LuzLilazLuz.blogspot.com).

    ResponderExcluir