segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vamos diferenciar Maltodextrina da Dextrina.

Algo bem simples porém que ainda confunde bastante os praticantes de exercício físico que se utilizam de suplementos alimentares na sua dieta diária é a diferenciação das seguintes substâncias: Maltose e dextrose.


Para entender melhor a diferenciação destes vamos voltar as aulas de bioquímica do ensino fundamental e médio, onde decorávamos a composição e os nomes dos mais importantes monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os glicídios, ou ainda "açúcares" são a principal fonte energética do homem, sua formação mais básica é conhecida como monossacarídea e é composta por apenas uma forma de açúcar, onde temos a glicose (ou ainda dextrose), frutose e galactose. Como sua estrutura é simples assim como sua composição, a quebra e absorção da substância pelo organismo se processa de forma rápida, sendo um suplemento ideal para tomar após o treino, afinal de contas, depois de se utilizar dos carboidratos durante uma sessão de exercícios físicos a primeira coisa que o corpo pede é mais carboidrato, e não uma proteína.


Já entendido o que é monossacarídeo fica mais fácil de "pegar" a idéia dos dissacarídeos, onde através do nome percebemos a presença de duas formas de monossacarídeos na sua composição, podendo ser duas glicoses (maltose), uma glicose e uma frutose (sacarose) ou ainda, uma glicose e uma galactose (lactose), e diferentemente da dextrose, os dissacarídeos apresentam uma formação e composição um pouco complexa quando comparada aos monossacarídeos, sendo nesse caso mais difíceis de serem quebradas e consequentemente com uma absorção mais lenta, sendo ideal para tomar antes de praticar um exercício físico, afinal de contas, como vai se demorar para absorver a substância, o tempo de fadiga do músculo vai ser mais tardio, melhorando as condições de treino para o homem.


Bem, como vocês perceberam a maltose é ideal para se tomar antes de treinar, enquanto a dextrose é o carboidrato mais propício para o pós-treino.
Mais informações leiam: Anatomia e Fisiologia Humana do Jacob ou ainda, Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos do Fox & Mathews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário